segunda-feira, 1 de junho de 2009

Governança Corporativa


Governança Corporativa ou governo das sociedades ou das empresas., é um conjunto de processos, políticas, costumes, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Esse também é um estudo sobre as relações entre diversos atores envolvidos. E os objetivos dos quais a empresa se orienta.

Os principais objetivos da Governança Corporativas é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tente reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever fiduciário.

Um problema que pode ser encontrado é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas.
Com o tempo, tem se tem renovado interesses no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do publico em geral na governança corporativa.
Publicada por: Danielle Shoji

Nenhum comentário:

Postar um comentário