quarta-feira, 22 de abril de 2009

Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com a mídia

Nos dias atuais que a informação se tornou comum e essencial, a mídia passou a ocupar um papel de destaque nos meios de comunicação, usando os mais diversos meios de comunicação para se produzir informações.
Muitas vezes quem assume o papel de apresentar as noticias é o jornalista ou a pessoa que se encontra preparada para enfrentar situações diretas com a imprensa e a mídia, é visto que muitas noticias merecem ser apresentadas, pois fazem parte do desenvolvimento da empresa.
Temos muitas formas de ter informações, muitas vezes válidas, outras não, algumas são geradas por pessoas comuns que acabam tornando coletiva as informações adquiridas, onde o profissional acaba perdendo sua posição de determinar o que será discutido. Outras vezes temos organizações que geram diariamente boas pautas a serem aproveitadas pelas redações, acabando de certa forma estreitando a pesquisa do profissional para se ter a matéria e a propaganda.
Em vários casos passamos a ter informações forjadas devido a grande quantidade de informações, estimulando ainda mais o aparecimento de novas fontes, por esse motivo é de grande importância que se tenha profissionais preparados para lidar com assessoria de imprensa e se tenham bom relacionamento com a mídia.
Produzir informação é algo cada vez mais espontâneo dentro da sociedade na qual está ligada cada vez mais a todos os tipos de mídia que hoje nos envolvem. Essa ampliação de acesso as informações aumenta o risco da transferência de responsabilidade de geração e circulação de informações para as pessoas. O processo comunicativo deixou de ser tratado como fundamento da consciência humana e passa a ser investido como estratégia de inserção do indivíduo na sociedade.
É preciso de responsabilidade social para se tornar uma informação coletiva, e que todos tenham conhecimento da mesma sabendo suas origens, deve se ter preparo, conhecimento do assunto e estar antenato na grande quantidade de informações que recebemos.

Publicado por: Talitha Martins Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário