quarta-feira, 20 de maio de 2009

Comunicação de Massa

A comunicação de massa é passada por meios de informação como jornais, revistas, rádio, tvs, cinema, cartazes e a internet. A junção desses meios se engloba em um sistema dado como mídia. Para a comunicação dentro da organização usa-se o diálogo para transmitir as informações atingindo pequenos grupos.
A comunicação de massa tem a particularidade de atingir grande quantidade de receptores ao mesmo tempo partindo de um único receptor.
Com a evolução das tecnologias no decorrer dos séculos, trouxe para nós um alcance da comunicação com maior facilidade, onde temos a opção de fazer uma comunicação mais segmentada, atingindo públicos de interesse.
Sempre que pensamos em nos comunicar com os mercados, nos vem a cabeça a comunicação de massa, meio que pode-se atingir o maior grupo possível no menor tempo.
A comunicação humana se desenvolve em diversos campos, podemos destacar os principais meios, sendo eles, comunicação em pequena escala e a comunicação em grande escala, também conhecida como comunicação de massa. Em ambas as comunicações o ser humano passa a auxiliar e potencializar o processo de produção, o envio e a recepção das mensagens.
A tecnologia se torna cada vez mais presente na comunicação das pessoas e torna-se participativa do desenvolvimento da humanidade. Esse processo tecnológico ajuda na segmentação da comunicação onde acontece a descentralização dos mercados e se tem um objeto de análise.
O ponto de partida para uma política de comunicação é focar as comunidades de interesse. Pensando nas massas englobamos mais gente e menos qualidade.
Apesar do diálogo ser um meio de grande utilidade na comunicação, não podemos nos limitar a ele, é preciso se adequar para que ocorra revolução na cultura de massa, não é bom ter estratégias conservadoras, elas devem evoluir junto com a tecnologia.
As pessoas sentem necessidade de conversar, participar de projetos que estejam entre seus interesses e hoje as ferramentas tecnológicas nos dão possibilidade de “brincar” e dar ouvidos aos instintos mais humanos. Pessoas gostam de estar e lidar com pessoas, isso faz bem para todos.
Hoje a Internet nos da recursos para que tenhamos ferramentas para explorar idéias e amadurecê-las, passar nossas experiências com a criação de comunicações descentralizadas, que atinjam os o todo.

Publicado por: Talitha Martins Dias

Um comentário: