quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comunicação Escrita

Cada vez mais atarefados, com menos tempo e com maiores formas de comunicação, são inúmeras as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática, utilizando meios como fax, computador e a internet. Mas o que se tenha maior dificuldade não é enfrentar a tecnologia e ter problemas na utilização, e sim de ser claro na linguagem utilizada e na escrita, utilizando meios apropriados que façam quem está do outro lado entender o que se quer passar.
De acordo com o veículo que se quer comunicar, o documento escrito ou as palavras e a forma de tratamento usadas precisam estar de acordo com a situação, seja um bilhete, um email ou um documento oficial, é preciso que a linguagem corresponda a formalidade ou informalidade do assunto e que a estrutura do texto escolhida seja adequada.
Falar e escrever é um recurso que precisa ser aprendido e ambos estão diretamente ligados, pois se tratam de atividades que trabalham com a palavra. O treinamento é essencial para um bom desempenho da escrita, e de acordo com grandes escritores pode-se afirmar que a leitura é a base da arte de escrever.
É grande a dificuldade de transformar idéias em texto, utilizando palavras corretas no momento certo. Se as idéias forem organizadas fica mais fácil, o ideal é fazer um esboço antes de iniciar a redação.
Escolhendo o assunto, listas as idéias, seguir um plano, uma ordem e criar um esboço antes de passar o texto a diante. Criar uma estrutura vai ser o passo inicial para ter um bom texto, separando introdução, desenvolvimento e a conclusão.





Publicado por : Talitha Martins Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário