terça-feira, 5 de maio de 2009

Desafios da comunicação organizacional na atualidade




A comunicação organizacional deve ser colocada em um ponto estratégico da organização. A comunicação organizacional não deve colocar-se numa visão fragmentada, isolada, instrumental. Ela deve passar a missão e a visão da organização. Obtendo a comunicação organizacional como um todo, em seu ponto estratégico, estaremos lançando as bases para uma comunicação eficaz.
A comunicação organizacional deve envolver várias linguagens que compõem a comunicação de uma empresa. A publicidade, a assessoria de imprensa, as relações públicas, etc. devem sempre estar integrada de maneira a estabelecer uma única linguagem, permitindo à empresa prestar uma comunicação eficaz e excelente com seus públicos.A comunicação organizacional deve participar das transformações políticas, sociais, tecnológicas, culturais, econômicas. As organizações não são meras produtoras de bens e serviços, mas interagentes em um sistema mais amplo, onde desempenham um relevante papel nas transformações desse sistema.Resumindo, o papel da comunicação organizacional vai promover a comunicação interna em torno dos valores e da missão da empresa, aumentar a visibilidade pública da organização e divulgar de seus produtos e serviços. Num cenário globalizado, a informação revela-se uma arma poderosa de gestão empresarial. Isso se aplica tanto à comunicação interna, como às ações de fortalecimento da imagem institucional, relações com a imprensa, governo, propaganda etc. O segredo não é mais a alma do negócio, afinal os consumidores querem saber o que acontece lá no chão da fábrica, querem ver o que a empresa proporciona aos seus funcionários e à comunidade de seu entorno.

Publicado por: Weslley Bertolini Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário