quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Comunicação Estratégica

Quando falamos em Comunicação Estratégica, estamos falando dos meios da qual a empresa pretende para atingir seus principais objetivos.
É necessário implantar um plano de comunicação para que seja benéfico para a Organização, cada organização tem suas necessidades e cabe ao profissional de comunicação encontrar uma maneira eficaz de colocar o plano em prática.

" A comunicação empresarial é responsável pela definição e concretização de metas e objetivos por causa da possibilidade de integração dos vários departamentos " ( Pimenta 2004 )

Ou seja a comunicação empresarial constitui em um plano fundamental que codifica a união entre as pessoas que constituem a organização e todos seus departamentos, contribuindo as relações de comunicação entre as pessoas, resultando na satisfação de todos os departamentos.
A incidência da comunicação em três vias:
-De fora para dentro da empresa
-Da empresa para fora
-Dentro da empresa

A matéria-prima principal é a informação, é através dela que as pessoas ficam atualizadas e que acrescenta argumentos de forma que as pessoas treinadas pela empresa sobre tudo que acontece e jamais irá produzir informações errôneas sobre a Organização, onde cabe a empresa criar os mecanismos e validação das informações.
A estratégia de comunicação pode ser construida para potenciar sua estratégia dentro da empresa.
Devendo levar em conta os seguintes pontos:
-Objetivos
-Audiência
-Mensagens
-Ferramentas e Atividades
-Recursos
-Avaliação e Correção

Objetivos
O objetivo é a chave principal para obter sucesso na comunicação organizacional, devendo alinhar a comunicação aos seus objetivos organizacionais.

Audiência
Deve identificar a audiência para se conseguir seus objetivos organizacionais.

Mensagens
Escolhendo os objetivos que são as chaves para a eficácia das mensagens de sua organização.
Sendo necessário criar uma maneira de prender a atenção da audiência.

Ferramentas e Atividades
Utilizar as melhores ferramentas ara publicar as mensagens as audiências.
Identificando as melhores atividades para acontecer a comunicação dentro da empresa.

Recursos e Tempo
Usar recursos e o tempo para melhor produzir seus produtos para ajustar os níveis de expectativas.

Avaliação e Correção
É necessário que haja a avaliação dentro da organização para verificar a eficácia de sua estratégia tanto externa, quanto interna.
Considerando os resultados usando para corrigir sua estratégia se necessário.

O mais importante é criar um plano de estratégia que envolva os tópicos acima, envolvendo a equipe e a organização inteira como um todo, alinhando as estratégias de comunicação para que haja eficiencia quanto as informações dentro da empresa.

Publicado por: Caroline Cristina Lopes Loureiro Vencigueri

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