quarta-feira, 6 de maio de 2009

Comunicação Interpessoal




O processo básico da comunicação é feito para que haja maior expressão e compreensão dos significados daquilo que se quer transmitir.

Na comunicação Interpessoal é de grande importância que se tenha um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.


Uma mensagem pode ser transmitida de modo:


VERBAL - O modo de comunicação mais familiar e mais freqüentemente usado.
VERBAL-ORAL - Refere-se a esforços de comunicação tais como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém.
VERBAL-ESCRITA - Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos.
SIMBÓLICA - As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. Por exemplo, o lugar que moramos, as roupas que usamos, o carro que dirigimos, a decoração do escritório e outras coisas mais expressam parte da nossa personalidade.
NÃO-VERBAL - A comunicação não-verbal, que se refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, é uma das mais interessantes da comunicação. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens.


Com os processos básicos de comunicação, resulta que há maior ou menor exatidão daquilo que se quer transmitir. A exatidão na comunicação se refere ao ponto até onde o sinal básico transmitido pelo emissor é recebido, sem distorções pelo receptor.
Para que ocorra uma melhora na comunicação interpessoal, deve-se usar uma linguagem apropriada e direta, fornecer informações claras, usar vários tipos de canais para estimular os sentidos do receptor, como exemplo a audição e a visão, e por último sempre que possível usar a comunicação face a face.

Publicado Por: Talitha Martins Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário