quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dimensões na Comunicação Organizacional


Margarida M. K. Kunsch em Comunicação Organizacional : Conceitos e Dimensões dos estudos e das práticas, deixa claro que a Comunicação organizacional pode ser considerada em, três dimensões, Dimensão Humana, Dimensão Instrumental e Dimensão Estratégica.


Dimensão Humana

Consiste em ser a menos estudada pelos pesquisadores, sendo que ela abrange a comunicação com o público no geral, é a comunicação entre as pessoas como um todo da organização.


Dimensão Instrumental

Visa explorar as técnicas mais viáveis juntamente com os intrumentos e ferramentas estratégicas.
Logo é a dimensão mais presente e usada nas organizações.


Dimensão Estratégica

É uma técnica administrativa que busca as idéias das pessoas, de forma a criar uma visão no caminho que se deve seguir ( estratégia ).
Ou seja criar um plano estratégico para que a organização chegue ao sucesso esperado, visando criar ações comunicativas para que possa atingir diretamente o público em que a organização trabalha. O objetivo do planejamento estratégico, é uma dimensão global, ele é o alvo a ser alcançado para que a empresa consiga chegar ao resultado que se espera.


A comunicação Organizacional consiste nessas três dimensões, quando há a falta de alguma delas o planejamento da comunicação dentro da empresa falha.
Essas três dimensões como um todo visa integrar as pessoas que constituem a organização juntamente com seus públicos, explorar as melhores técnicas juntamente com os instrumentos e ferramentas para que a comunicação seja implantada e produzir planos estratégicos, onde cabe a empresa criar um objetivo maior estratégico para que possa chegar a concluir suas metas .


Publicado por : Caroline Cristina Lopes Loureiro Vencigueri

Nenhum comentário:

Postar um comentário